Resgatando o Espírito Natalício
Mais uma vez o Natal está chegando e com ele uma maior consciência (ou falta desta) dos hábitos de consumo desenfreado, aos quais a maioria de nós foi cedendo ao longo dos anos.
Sem nos darmos conta, a importância do Natal foi-se resumindo a uma lista infindável de compras, enquanto o verdadeiro significado desta quadra foi ficando para trás.Nos tempos que decorrem, com a tão famosa e falada "crise", que para alguns já é mais considerada uma crise de valores e moral do que uma crise propriamente económica/financeira, muitas pessoas estão entrando em desespero, pois não sabem como fazer para preencher esta necessidade de dar os clássicos presentes giros e caros a todas as pessoas da sua lista. E assim cresce o desespero, acompanhado de sentimentos de frustração, baixa auto-estima e o sentir que não se é capaz.
Mas as coisas não têm necessariamente de ser assim.
Em seguida partilharei com vocês a experiência que me fez compreender de que forma podemos mudar a nossa consciência em relação ao delicado assunto do "Natal em época de crise", Resgatando o Espírito Natalício e o Amor Próprio:
" No outro dia, após terminar a aula de Yoga, a nossa professora começou a falar em marcar o jantar de Natal com a tradicional troca de prendinhas, e ainda não tinha terminado o que dizia, já se ouvia as alunas a queixarem-se que estava mal para gastar os eurinhos em jantares e prendinhas...
No entanto, a nossa professora logo tratou do assunto e ficou decidido que o jantar não seria em restaurante, mas sim lá no espaço e que não era para comprar prendas. Cada uma de nós ficou encarregue de fazer uma comidinha para partilhar e também de levar uma prendinha simbólica, feita por nós próprias.
À medida que fui tratando de fazer a minha prendinha, fui reavivando as memórias do prazer que é criarmos alguma coisa com as nossa próprias mãos.
Todo Acto de Criar é uma Terapia, trazendo muitos benefícios.
O Acto de Criar faz parte do ser humano, e esta é uma tarefa que lhe traz muito prazer, realização, auto- estima e satisfação pessoal, principalmente se aquilo que criamos está a ser feito com carinho para alguém ou alguma situação especial."
Com o hábito de comprar tudo feito, a maioria das pessoas foi esquecendo esta parte preciosa em nós, que é a capacidade de criar, pois todos sabemos fazer algo, e de partilhar com os outros aquilo que sabemos.
Assim, Neste Natal, podemos aproveitar para Mudar a nossa Percepção em relação ao conceito "Natal em tempo de crise", vendo-o como uma Oportunidade para dar o Melhor de Nós, que é disponibilizar o nosso tempo, cheios de amor, carinho e dedicação, àqueles que nos são queridos e também aqueles, que nesta quadra mais do que nunca, precisam de alguém que apenas lhes dê um pouco de atenção; Tornando cada Momento mais Próximo e Especial, Resgatando assim o Espírito Natalício."
Obrigada Fatinha, por sem saberes me teres colocado no caminho que fez redespertar a parte criadora em mim.
Quanto à prendinha que eu fiz, foi uma bolsinha reciclada feita com caixa de leite e restos de tecido.
Deixo aqui a sugestão:
http://mdemulher.abril.com.br/moda/fotos/acessorios/aprenda-fazer-bolsa-carteira-tecido-estampado-426644.shtml?foto=12#1
Veja Também:
Idéias para um Natal mais simples
Um Natal Cheio de Paz e Amor para todos os Seres
Como designer tenho de concordar, criar traz-me "muito prazer, realização, auto- estima e satisfação pessoal" e ao optar por criar em vez de comprar neste natal estamos a acrescentar muito mais valor aos presentes e às pessoas a quem oferecemos.
ResponderEliminarFeliz Natal :)
André